Em todo o mundo, as universidades de qualidade e as pesquisas nelas realizadas são financiadas pelo governo. Reconhece - se hoje que este é um dos investimentos mais rentáveis que um país pode fazer para seu futuro. As universidades públicas brasileiras, sobretudo as federais, têm crescido de forma pujante na última década. As oportunidades de educação superior de qualidade têm se multiplicado e estas têm se tornado mais abertas à sociedade. Além disso, nossas universidades públicas são responsáveis por 95% da produção de conhecimento, imprescindível para o desenvolvimento nacional. Olhando para o mundo, alcançamos o 13o. lugar na produção acadêmica. Na formação de mestres e doutores, as universidades públicas são responsáveis por 84% de todas as matrículas no país. E no ensino de graduação, 25% dos estudantes estão nas universidades públicas. É nestas universidades que são formados a grande maioria dos nossos médicos,engenheiros e outros profissionais das áreas complexas e necessárias ao nosso desenvolvimento. E também nelas se forma nossa elite intelectual e política. A universidade pública brasileira precisa continuar a se desenvolver e se tornar cada vez mais articulada com a sociedade e mais alinhada ao desenvolvimento nacional.

>> Leia na íntegra