No dia 15 de maio, às 16h, no Anfiteatro 12 (ICC Ala Norte), a Comissão UnB.Futuro recebe o pesquisador Carl Hart com a palestra intitulada "Drogas, Ciência e Saúde: superando mitos para o bem de todos". Professor de neuropsicofarmacologia da Universidade Columbia (EUA) e pesquisador da Divisão de Abuso de Substâncias do Instituto de Psiquiatria de Nova York, Hart virá ao Brasil pela primeira vez em maio para participar de conferências no Rio de Janeiro, em São Paulo e em Brasília a fim de apresentar suas pesquisas inovadoras e polêmicas, discutir políticas públicas sobre drogas e lançar seu livro Um preço muito alto (Zahar).

carl hart

A quebra de estereótipos promovida por Carl Hart vai muito além do fato de ele ser o primeiro neurocientista negro titular da universidade, com dreadlocks abaixo dos ombros. Hart abala os alicerces de seu campo de forma muito mais significativa: sua pesquisa sugere que nas últimas décadas a política antidrogas norte-americana mente sobre os reais perigos da cocaína, da metanfetamina e de outras drogas ilícitas.

Para reduzir os danos sociais das políticas de drogas, Hart propõe a descriminalização do uso da cocaína, em pó ou crack, bem como de outras drogas pesadas. Suas descobertas revelam como a histeria emocional decorrente da falta de informação sobre as drogas ilegais encobre os verdadeiros problemas enfrentados pelas pessoas marginalizadas, negros em sua maioria. Para ele, essa desinformação também contribui para graves equívocos na utilização dos escassos recursos públicos direcionados à saúde mental.

No provocante livro Um preço muito alto, Hart desfaz os mitos que cercam o uso de drogas e a dependência química e relembra sua jornada de autodescoberta: como ele escapou de uma provável vida de crimes e drogas em um dos bairros mais violentos de Miami, onde cresceu, até uma carreira profissional respeitável em que estuda, há mais de vinte anos, as drogas e seus efeitos na sociedade.

Assista à entrevista concedida pelo professor Carl Hart ao programa Millenium, da Globo News.