roberto azevedo3

Na última sexta-feira, dia 28 de março, o diretor-geral da Organização Mundial do Comércio (OMC), Roberto Carvalho de Azevêdo, falou para um auditório de alunos, professores e servidores sobre Comércio Internacional e o papel da Organização. Azevêdo, que é ex-aluno da Faculdade de Tecnologia da UnB, também contou sua experiência de engenheiro que se tornou diplomata.

Ao lado do seu colega dos tempos de graduação e reitor da UnB, Ivan Camargo, Roberto Azevêdo ressaltou que possui excelentes recordações da UnB e que passar pelo campus é sempre uma viagem: “quando eu era aluno da UnB, nunca passou pela minha cabeça que eu seria diplomata ou viraria diretor da OMC. Nunca se sabe do futuro. O que vocês estão fazendo aqui, no fundo, é construindo uma estrutura que vai ser a base para a carreira de vocês”, afirmou Azevêdo, se referindo aos estudantes presentes.

roberto azevedo2

O diplomata cursou Engenharia Elétrica na década de 1970 e chegou a trabalhar por um período na Eletronorte. Acabou, porém, largando a carreira para se tornar diplomata. Explicou que sua decisão foi pautada pelo amor à sua esposa, já que a então namorada havia passado para o Itamaraty e ficaria difícil compatibilizar as carreiras. Por isso, resolveu pensar do ponto de vista prático e decidiu fazer a prova para o Instituto Rio Branco.

Contou que teve dificuldade ao realizar as provas, exatamente pela visão prática aprendida no seu curso de graduação: “ao contrário da engenharia, na diplomacia as perguntas não são para serem respondidas de maneira prática”. Apesar disso, o engenheiro conseguiu passar na prova e tornou-se diplomata, atuando como embaixador do Brasil em Washington (1988-1991) e em Montevidéu (1992-1994) e na Missão Permanente do Brasil em Genebra (1997-2001). Em setembro de 2013 assumiu o cargo de diretor-geral da OMC, após atuar como embaixador durante muitos anos dentro da Organização.

Para Azevêdo, a sua formação como engenheiro contribui muito para a sua carreira como diplomata, já que diariamente precisa utilizar de habilidades aprendidas na graduação. Como exemplos, citou a capacidade de mapear e solucionar problemas e capacidade de conseguir resultados com os materiais que se tem às mãos.

roberto azevedo1

Ao falar sobre Comércio Internacional, o diplomata falou que as pessoas geralmente não têm a noção de como esse tema está presente nas nossas vidas todo o tempo. Isso porque grande parte dos bens que consumimos possuem componentes produzidos em várias partes do globo, e essa produção exige um comércio entre os países.

Nesse sentido, explicou que o papel da OMC é regulamentar e oferecer um foro de discussões para disciplinar as trocas comerciais no mundo inteiro. São 160 países membros, que acordam e dirigem metas e normas para o comércio entre eles. Segundo ele, a estrutura administrativa da OMC não decide nada, já que essa função é dos próprios países membros. Por isso, a função do diretor-geral da Organização é mediar os conflitos e facilitar os acordos, com base em três pilares: 1) monitoramento das discussões entre os países membros; 2) mecanismo de solução de controvérsias para os casos em que não há acordo; e 3) negociação para a adequação das discussões às novas realidades mundiais.

Desde que começou a atuar na OMC, Roberto Azevêdo teve que enfrentar diversos desafios ligados à resolução de conflitos entre os países. Lembrou o episódio da Conferência de Bali, discussão finalizada recentemente, em que logrou um consenso de todos os 159 ministros dos países-membros presentes e que rendeu negociações intensas.

Segundo Roberto Azevêdo, o papel da OMC vem sendo cada dia mais valorizado, e isso pode ser verificado pelo fato de que é recebido por presidentes dos países que visita, algo que não acontecia há alguns anos.

Sobre as relações de comércio internacional brasileiras, o diplomata afirmou que é importante que o país não se restrinja a negociações dentro de um bloco ou de uma região, mas que se trabalhe em um viés mais multilateral, uma vez que temos um comércio bastante diversificado pelo mundo.

roberto azevedo 575

O Decano de Pesquisa e Pós-Graduação da UnB e membro da Comissão UnB.Futuro, Jaime Santana, destacou que um dos motivos pelos quais se torna importante a presença de Roberto Azevêdo na UnB é o fato da Universidade “sair de si própria e se aliar a outras instituições. Essa ação também contribui para a internacionalização da Universidade”. Para ele, a UnB tem muito que aprender com palestras como a de Roberto Azevêdo.

Ao final do evento, Roberto Azevêdo recebeu uma placa de homenagem produzida pela Associação de Ex-alunos da UnB. De acordo com Rosângela Barz, presidente da Associação, a homenagem faz parte de um conjunto de ações que a entidade vem promovendo para valorizar os ex-alunos e mostrar que “a UnB vai além da formação técnica, ela também forma cidadãos”.

Confira na nossa Videoteca o Zapping sobre a palestra de Roberto Azevêdo.