Este artigo tem como objetivo estudar as principais tendências, envolvendo variáveis portadoras de futuro, que irão influenciar a sociedade, as organizações e em especial as universidades no futuro. Ao longo do mesmo, apresentaremos uma retrospectiva histórica, as mudanças em curso e suas repercussões no ambiente das universidades e da UFSC na sua trajetória para 2022, ano em que o Brasil estará comemorando 200 anos de independência de Portugal, através de pesquisa bibliográfica e documental. Após a análise, sugere-se uma reflexão de como antecipar e preparar estratégias como conseqüência das variáveis elencadas, que facilitarão a tomada de decisão dos gestores, atuais e futuros, das universidades, de maneira geral e da UFSC, em particular, no enfrentamento desses novos desafios.

* Irineu Manoel de Souza, Gilberto de Oliveira Moritz, Luiz Henrique Debei Herling, Mariana Oliveira Moritz, Maurício Fernandes Pereira e Simone Moretto Cesconetto

>> Leia na fonte