Se o leitor espera um texto sobre a Copa do Mundo, vai ficar decepcionado. O tema é o desafio mais importante para o país: a Copa da Educação. Se ainda tivermos alguma esperança de termos uma sociedade justa, na qual todos possam realizar os seus anseios e alcançarem a felicidade, temos que ganhar esta Copa, para proporcionar uma educação de qualidade para todos, independente da classe social.

Pensadores como Confúcio (551 a.C. - 479 a.C.) e Sócrates (569 a.C. - 399 a.C.) já demonstravam preocupação com o tema. Confúcio: "Diga-me e eu esquecerei, mostre-me e eu lembrarei, envolva-me e eu compreenderei". Sócrates: "A mente não é um poço que se deve encher, mas uma fogueira que se deve acender".

Esses pensamentos foram revisitados posteriormente por John Dewey (1859-1952), Albert Einstein (1879-1855), Anísio Teixeira (1900-1971), Paulo Freire (1921-1997), Darcy Ribeiro (1922-1997), entre outros. A atual educação brasileira pode ser considerada verdadeira tragédia. Muitos descrevem a situação dizendo que nossas escolas são do século 19, os professores do século 20 e os estudantes do século 21.

O descompasso é evidente. Na educação básica, o aluno espera ansiosamente o sinal para sair da escola. Aparentemente, essa síndrome não é nova. Einstein costumava dizer: "Desperdiçamos vida, recursos e cérebros com essa escola maçante e alienada". Completava com outras duas máximas: 1. "A educação é aquilo que permanece quando alguém esquece tudo o que aprendeu no colégio"; 2. "A imaginação é mais importante que o conhecimento".

O pai da física moderna propôs seis paradigmas para uma educação de qualidade: cultura, espírito crítico, busca dos fundamentos, ética e consciência social, criatividade, imaginação e intuição.

Paulo Freire pregava que o educando assimilaria o objeto de estudo exercendo uma prática dialética ligada à realidade, em contraposição a uma educação bancária, tecnicista e alienante. O educando criaria a própria educação e não seguiria um caminho previamente construído. O estudante seria importante protagonista na sua educação, expressada na célebre frase: "Ensinar não é transferir conhecimento, mas criar as possibilidades para a sua própria produção ou a sua construção".

Por sua vez, Anísio acreditava que só existirá democracia no Brasil no dia em que se montar no país a máquina que prepara as democracias, a boa escola pública. Ao mesmo tempo, dizia que era contra a educação como processo exclusivo de formação de uma elite mantendo a grande maioria da população em estado de analfabetismo e ignorância.

A prioridade na revolução educacional brasileira será a conquista universal da qualidade no ensino básico. Atualmente, a responsabilidade do ensino fundamental é municipal e do ensino médio estadual. É evidente que os municípios e estados brasileiros apresentam grande assimetria econômica e cultural.

Como costuma dizer o professor e senador Cristovam Buarque, a criança, ao nascer, já tem na testa um selo do tipo de educação que vai receber, pelo CPF (segmento social) e pelo CEP (município em que reside). Colocarmos em prática a proposta desse notável educador de federalizar o ensino básico será passo importante que permitirá a criação de uma carreira nacional que certamente induzirá uma melhor formação de professores e a consequente valorização dos mesmos, que merecem receber o mais alto salário da carreira pública, pela responsabilidade que têm de prepararem as futuras gerações.

A federalização deve ser acompanhada de uma pedagogia contemporânea, priorizando conteúdos com ênfase na aquisição de valores civilizatórios em ambiente lúdico e prazeroso. A presença da família no processo educativo é absolutamente fundamental, como a ampliação de espaços culturais e esportivos acessíveis para todos.

As propostas de Priscila Cruz (do Todos pela Educação) devem ser disseminadas. Ela enfatiza que o salto na educação é imperativo. "A tecnologia avança aceleradamente, os interesses dos alunos são outros, a sociedade é mais complexa, e a economia, mais interdependente. Nos últimos anos, a humanidade produziu muitos conhecimentos que têm pouco espaço no currículo atual. E, por fim, o mercado de trabalho exige novas competências". O sucesso da Copa da Educação depende de todos nós. Ele será o melhor investimento para o futuro das próximas gerações.


Isaac Roitman é Professor Emérito da Universidade de Brasília, Membro Titular da Academia Brasileira de Ciências e Coordenador da Comissão UnB.Futuro.

Artigo originalmente publicado no Correio Braziliense.


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Na quarta Sessão Pública da comissão UnB.Futuro Eric Rabkin discutiu as perspectivas da educação para o futuro. Veja a matéria produzida pela UnBTV sobre o evento.

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