O Sistema Personalizado de Ensino (PSI), amplamente utilizado nos anos 1970, e a Educação à Distância (EAD) são duas metodologias de ensino que rompem com modelos tradicionais de educação, nos quais o centro crítico de transmissão de informação é o professor. O presente trabalho apresenta as principais características dessas duas formas de ensinar, ressaltando suas similaridades. Alguns estudos nos quais PSI e EAD foram utilizados em conjunto são descritos e as vantagens de tal junção são discutidas. Sugere-se, ao final deste trabalho, que o uso conjunto do PSI e da EAD pode ser uma forma viável de disseminação e democratização de um ensino de qualidade, alicerçado em evidências empíricas de sua eficácia.

Palavras-chave: educação; sistema personalizado de ensino; educação à distância.

Clique aqui para ler o artigo na íntegra.

João Claudio Todorov foi Reitor (1993-1997), Vice-Reitor (1985-1989) e Decano de Pesquisa e Pós-Graduação (1985) da Universidade de Brasília. Foi também professor da University of Virginia, Universidade de São Paulo, Nacional Universidad Autonoma de Mexico, Pontificia Universidade Católica de Goiania e Centro Universitário IESB.

Márcio Borges Moreira foi professor da PUC-GO, professor e coordenador do curso de Psicologia e Superintendente de EaD do Centro Universitário IESB.

Ricardo Corrêa Martone atualmente realiza pós-doutorado no Programa de Estudos Pós-Graduados em Psicologia Experimental da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo e é editor da Revista Perspectivas em Análise do Comportamento.