Engenheiro Agrônomo, formado em 1984 pela Escola de Agronomia da UFG. Cursou mestrado e doutorado em Genética e Melhoramento de Plantas nessa mesma Unidade Acadêmica. Iniciou sua carreira profissional como pesquisador em uma empresa privada, onde trabalhou no período de 1987-1994. Ingressou na carreira docente na UFG por concurso público em 1994, atuando na graduação e pesquisa.

Em 1998 obteve o título de Doutor em Agronomia, com a Tese de Doutorado intitulada “Variabilidade Genética, heterose e efeitos de endogamia em populações de milho em cultivo normal e safrinha”. Com a conclusão do doutorado passa a integrar o corpo docente do Programa de Pós-Graduação em Agronomia, ministrando disciplinas, orientando teses e dissertações e desenvolvendo pesquisas na área de melhoramento vegetal. A sua produção técnico-científica inclui uma vasta lista de artigos científicos publicados em periódicos especializados e em anais congressos científicos. Iniciou a carreira administrativa na coordenação de estágios do curso de Agronomia em 1995, e foi coordenador desse curso no período de 1996 a 1998. Foi eleito Diretor da Escola para o 1998-2002 e reeleito para um segundo mandato em 2002. Durante os oito (08) anos na direção da Escola de Agronomia, participou ativamente dos Conselhos Superiores da UFG e contribuiu para projetar a instituição no cenário regional e nacional.

Em 2005 foi eleito Reitor da UFG para o período 2006-2009. Em junho de 2009 foi reeleito, e cumpre seu segundo mandato até dezembro de 2013. À frente da Administração Superior da Universidade Federal de Goiás, tem procurado apoiar, incentivar e implementar projetos que contribuam para consolidar a instituição como referência de qualidade no ensino, na pesquisa e extensão.

ANDIFES

Madureira Brasil teve várias passagens pela Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes). Seu mais recente retorno à diretoria da instituição se deu em agosto de 2012, quando assumiu o cargo de vice-presidente.


Zapping - UnBTV

Na quarta Sessão Pública da comissão UnB.Futuro Eric Rabkin discutiu as perspectivas da educação para o futuro. Veja a matéria produzida pela UnBTV sobre o evento.

Coordenação:

Decanato de Pesquisa e Pós-Graduação (DPP),  em parceria com o Núcleo do Futuro (n.Futuros/CEAM)

FacebookTwitterDeliciousLinkedin